Teste das Múltiplas

Latências do Sono

         O teste das múltiplas latências do sono é um exame específico para avaliação de casos de sonolência excessiva diurna. Este exame é capaz de detectar eventos de sono REM de início de sono (sleep onset REM sleep - SOREM). Estes eventos são característicos de narcolepsia, uma doença genética que causa sonolência excessiva diurna severa, entre outras manifestações.

            O teste de latências é realizado durante o dia, logo na sequência de uma polissonografia, realizada na noite anterior. O paciente passa todo o dia no laboratório do sono, com a monitorização da polissonografia. Durante o dia de exame, o paciente tem 5 oportunidades de cochilar, com intervalos e duração padronizados. Os critérios diagnósticos para determinar a presença de sonolência excessiva ou narcolepsia são o número de vezes que o paciente entra em sono nesses cochilos, o tempo para entrar em sono (latência do sono) e principalmente o número de vezes que é registrada a ocorrência de sono REM.

                   Este exame geralmente é solicitado e interpretado por médico especialista em Medicina do Sono e/ou Neurologia. Apesar da grande instrumentação devido aos sensores e o longo período de realização, o exame não impõe maiores desconfortos ao paciente.

FDr. Fernando Mirage Jardim Vieira

CRM 15277   RQE 7553  /  13162 

Rua Prof. Herminio Jaques 135   -  Florianópolis  SC

48 30296900 / 48 991114-2077  

fernando@institutosomed.com.br

  • Facebook Basic Square