cirurgia_edited.jpg

Cirurgia naso-sinusal

O tratamento cirúrgico para sinusite em geral é indicado em pacientes com quadro clínico de sinusite crônica. Estes são pacientes que apresentam sintomas naso-sinusais persistentes e prolongados, por vezes mantendo secreção posterior e congestão nasal por mais de 3 meses, e por vezes manifestam quadros de sinusite de repetição, várias vezes por ano.

Nestes casos, o tratamento local, tópico, com anti-inflamatórios e soro fisiológico é muito importante, uma vez que o uso prolongado de antibióticos e corticóides por via oral pode trazer graves consequências ao paciente. O problema é que os seios da face são cavidades naturais da face, e seu acesso através do nariz é naturalmente difícil e estreito, e a instalação de um processo inflamatório crônico dificulta ainda mais o acesso das medicações locais.

O objetivo da cirurgia naso-sinusal é exatamente melhorar a ventilação dos seios da face, a drenagem das secreções e o acesso das medicações locais a essas cavidades. Trata-se de cirurgia endoscópica, de pequeno porte e com grande impacto na evolução do tratamento de casos de sinusite crônica. A cirurgia é feita pelas cavidades naturais do nariz com vídeo-endoscópio e não há necessidade da utilização de tamponamento nasal. O pós operatório em geral não é doloroso e o cuidado principal é a limpeza do nariz com soro fisiológico.

É importante o paciente ter a compreensão de que o tratamento cirúrgico é apenas uma parte do tratamento da sinusite crônica, e que após o procedimento deve manter os cuidados de higiene do nariz, realizar acompanhamento com seu médico e seguir as orientações terapêuticas, para que o resultado se mantenha pelo maior tempo possível e que se possa usar menos antibióticos e corticóides.

sinusite crônica com pólipos

seios da face ventilados após a cirurgia de sinusectomia