Pernas Inquietas

          Existe uma entidade clínica em Medicina do Sono chamada síndrome das pernas inquietas. O paciente afetado refere na história clínica um desconforto nos membros inferiores nos momentos que antecedem o sono, principalmente ao deitar. A característica do desconforto pode variar bastante, desde um leve formigamento até dor, câimbras e sensação de choque. Um relato comum na história clínica é o alívio da sensação com a movimentação das pernas. Em casos mais graves pode determinar desconforto severo ao paciente e reduzir de maneira significativa qualidade de vida e qualidade do sono.

        No exame de polissonografia é comum o achado de movimentos periódicos de pernas, atividade eletromiográfica com características específicas que podem ocorrer inúmeras vezes por hora e podem causar fragmentação do sono. Os movimentos periódicos durante o sono podem ser de pequena amplitude e não serem percebidos pelo próprio paciente ou familiares. Na avaliação do paciente também é importante exames gerais e avaliação clínica completa para diagnóstico de condições patológicas que podem estar associadas. 

        A prática de atividade física regular é fundamental e pode minimizar as manifestações da doença. O tratamento farmacológico é feito com medicações agonistas de dopamina, parecidos com as medicações utilizados em distúrbios de vias dopaminérgicas como a síndrome de Parkinson.

          É muito importante ressaltar que a síndrome de pernas inquietas é entidade clínica cujo diagnóstico exige manifestações clínicas específicas. O simples achado de movimentos periódicos no exame de polissonografia não define o diagnóstico, já que podem estar relacionados a outro distúrbios do sono. O tratamento deve ser indicado e acompanhado por médico especialista em sono, uma vez que as medicações não são de fácil manejo e podem ter efeitos colaterais.

FDr. Fernando Mirage Jardim Vieira

CRM 15277   RQE 7553  /  13162 

Rua Prof. Herminio Jaques 135   -  Florianópolis  SC

48 30296900 / 48 991114-2077  

fernando@institutosomed.com.br

  • Facebook Basic Square