Tontura

          A tontura é  descrita como uma perturbação inespecífica do senso do equilíbrio, que pode ter diferentes apresentações, como a tontura rotatória (vertigem), desequilíbrio estático, desvios de marcha, sensação de fraqueza ou desmaio, entre outros. Estas manifestações ocorrem em grupo heterogêneo de pacientes, com causas diferentes e precisa ser avaliado cuidadosamente pelo médico especialista, para que o diagnóstico seja feito corretamente.

          Entre as diversas causas que podem causar alterações de equilíbrio pode-se citar as doenças próprias do vestíbulo, popularmente conhecidas como labirintite, entretanto existem causas cardio-vasculares, dieta, reação a medicamentos e substâncias tóxicas, dores crônicas cervicais, tumores do sistema nervoso central e doenças vasculares intra e extra-cranianas.

          A tontura pode variar de breves e discretos eventos de desequilíbrio até alterações incapacitantes do equilíbrio que impedem o indivíduo afetado de desenvolver suas atividades diárias, algumas vezes dificultando as mais básicas providências do dia-dia. A avaliação do paciente com tontura incia-se com cuidadosa história clínica, que muitas vezes indica o diagnóstico. Também é importante o exame físico minucioso, com pesquisa de provas de equilíbrio e testes neurológicos. 

       Uma série de exames podem ser utilizados para a investigação clínica do paciente com tontura. A indicação dos exames deve ser feito de maneira específica e direcionada, de acordo com as características clínicas de cada caso, orientada pelo médico assistente.

          Frequentemente é necessária a avaliação do ouvido interno (labirinto), um dos principais órgãos responsáveis pelo nosso equilíbrio. Esta avaliação é realizada através de exames de audiometria, otoemissões acústicas, vectonistagmografia, entre outros. O tratamento da tontura é direcionado para o diagnóstico específico de cada paciente e pode variar de maneira significativa. Em casos em que o labirinto é o principal causador do quadro clínico, o tratamento instituído é constituído de várias abordagens, descrito como terapia otoneurológica integrada. Este tratamento envolve cuidados de dieta, controle de doenças metabólicas e doenças associadas, uso de medicação para alívio sintomático e de manutenção e por fim tratamento de reabilitação vestibular; um tipo de fisioterapia especializada para treinar e incrementar a função vestibular (do equilíbrio).

FDr. Fernando Mirage Jardim Vieira

CRM 15277   RQE 7553  /  13162 

Rua Prof. Herminio Jaques 135   -  Florianópolis  SC

48 30296900 / 48 991114-2077  

fernando@institutosomed.com.br

  • Facebook Basic Square